A percepção de riscos: as quatros dimensões essenciais para fortalecer a cultura de segurança
111 Páginas
Formato:14x21
Edição:2022
-------------------------------------------------
A Cultura de Segurança pode ser definida como ?a maneira que fazemos as coisas por aqui?. Sabendo disso, neste livro vamos conversar sobre algumas variáveis-chave, a importância do papel da segurança no negócio e o impacto na sua cultura. Eu detalho e explico sobre os influenciadores da percepção para a segurança que fortalecem a jornada de desenvolvimento dos comportamentos seguros.
Nestes 30 anos de atividade profissional ? implantando programas para Prevenção de Acidentes ? identifiquei alguns mecanismos que afetam as pessoas, os quais podem ocorrer durante ?o sentir, o saber, o planejar e/ou o agir? (fator humano).
No entanto, livros que abordam essa temática ou, até mesmo, que discutem sobre o comportamento seguro, a liderança e a cultura de segurança, neste momento, são restritos e limitados no mercado. Portanto, decidi me aventurar e me desafiar ao escrever esta obra!
Ao abordar várias percepções que podem afetar a sustentação e a melhoria contínua do sistema e da cultura de gestão de segurança, eu mostro que muitos problemas da área se tornam uma espécie de ?prego saliente?. Por isso, é natural pensarmos que um ?martelo? resolveria a situação rapidinho, certo? Só que, neste livro, vou explicar para você que não resolve.
Este livro é uma leitura importante se você está decidindo a melhorar o desempenho em segurança, a sua liderança e a cultura de sua organização.