Este livro é o resultado de anos de experiência como jornalis- ta, sociólogo e educador na área da inclusão social, além de pensador livre no campo da Filosofia da Diferença e, sobretudo, pai de um jovem com a Síndrome de Down.
Ele não é apenas sobre a Síndrome de Down e sim sobre todas as diferenças humanas, independentemente de sua condição.
É também sobre o estigma, criado histórica e culturalmente, em torno do que é ser igual e diferente, além da história da exclusãoe da inclusão no Brasil e no mundo.
O livro vai ainda mais longe: na segunda parte, ele traz um debate sobre qual é o modelo de educação, ainda hegemônico no País, que se pretende inclusivo, mas não nasceu para incluir ninguém.
Ele aponta também para a possibilidade da existência de escolas que levem em consideração as singularidades de todos os seus educandos.
Em linhas gerais, o livro parte do princípio de que ninguém aprende do mesmo jeito e de que o principal paradigma a ser quebrado, no mundo atual, é aquele que separa as pessoas em dicotomias excludentes, tais como igual x diferente, normal x anormal
e selvagem x civilizado, entre muitos outros binomios.
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